terça-feira, 2 de junho de 2009

Anti clímax

O SCP está à beira de eleições. Tive a intenção de acompanhar esta campanha eleitoral, analisando de forma distanciada, mas não imparcial, a forma como evoluiria.

Isto claro, com grande aflição de alguns dos meus antigos companheiros companheiros de LdV e SS, e que ocupam distintos cargos à direcção, que prontamente se sobressaltaram com o que poderia vir a público dizer e estragar a dinâmica da campanha que entretanto se gerou.

Mas o que certo é que não tenho a mínima vontade de escrever.

Não para fazer a vontade aos meus antigos companheiros, mas porque sinto que conheço demasiado de um lado e do outro, e ainda do terceiro que nunca saiu do papel e de alguns restaurantes de Cascais - falo de PPS.

Mas porque sinto que estas eleições estão a defraudar as minhas expectativas em relação a todas as partes.

Do que conheço, apenas posso dizer que é um anti clímax.

JEB - Sporting 2009
Candidato da continuidade, que avança depois de afirmar que enganou toda a gente - mulher, patrão, amigos etc - quando garantiu a todos que não avançaria por «todas as razões».
Afinal avançou e sem preparação para tal. Como o próprio afirma, como um amador. Penso que JEB esperava que o mundo se curvasse perante ele e lhe estendesse a passadeira vermelha. Vai ganhar é certo, mas vai sentir calafrios.
Não tem nada a apresentar senão a si mesmo. Que quer «paz» e ganhar 400.000€/ano. Não tem programa detalhado, a campanha é fraquíssima e a sua postura alterna entre o displicente que até atira uns «pás» e trata outros por «gajos» e o coitadinho que não teve tempo para preparar nada.
Não sabemos o que quer, mas ao menos sabemos quanto custa. Acho caro.

Ser Sporting - PPC
Teve o mérito de obrigar a continuidade a tirar o serviço caro do armário e colocá-lo a uso. Tem outro enorme mérito, juntamente com a sua equipa, de uma mobilização bem organizada e com visibilidade, especialmente recrutada no FórumSCP, que neste momento se transformou numa catadupa de mensagens que penso já ninguém conseguir seguir com detalhe.
O Programa SS inicial, que foi elaborado por 2 ou 3 pessoas, é a âncora desta candidatura. O programa deu suporte a uma equipa que se criou (de forma apressada demais) para o efeito, e notam-se hoje, algumas tentações de criar novos caminhos.
Outro ponto forte de PPC é a sua imagem televisiva que angariou enquanto inspector da PJ.
PPC mostra algumas fragilidades que quem conhece bem o programa denota com facilidade: a falta de conhecimento financeiro, desportivo (normal para quem não tem experiência de dirigente) e uma obsessão pelo fcp na qual consegue ser ultrapassado pelo candidato JEB.
Mas o seu grande pecado foi a sua incapacidade de se desprender do chamado «croquete». A lista SS transpira croquete e a mim particularmente, deixa-me particularmente triste.

PPS - Sporting Global
O Programa tinha algumas ideias inovadoras interessantes, como a constituição do fundo de jogadores e o aproveitamento de jogos de sorte durante os jogos. Não surpreendia especialmente por ser, depois do SS, o programa que se trabalhava à mais tempo e com uma equipa que se dizia mais profissional.
Ao recuar perante o avanço de JEB, esta candidatura deu origem a hoje um espaço grande e que penso terá influência nas próximas eleições: a abstenção.

Parte da lista de PPS baseava-se na base de apoio de SAM - incluindo o próprio - que neste momento não tem possibilidade de se integrar em nenhuma das existentes. Por orgulho ou convicção hoje prefere a abstenção. E estes votos serão decisivos no resultado final.

Estas eleições estão a defraudar as minhas expectativas, apenas as superando na capacidade de mobilização da lista SS, sem acreditar que isso se reflicta expressivamente nos resultados eleitorais.

1 comentário:

Baggio disse...

Eras dos tipo em quem eu mais confiava no meio desta estória toda. Esperamos todos a tua versão, quando a poeira assentar.