quarta-feira, 3 de junho de 2009

Prognósticos antes do fim do jogo

Infelizmente JEB vai ganhar as eleições.

Acredito que JEB alcance mais de 2/3, podendo repetir a votação de FSF, cerca de 75%. A sua campanha não podia ter sido pior conseguida, mas o nome do candidato angariou muita gente da «oposição».

Sei que muita gente fica melindrada com a votação que acho que SS/PPC irá alcançar, cerca de 25%. Acima de 25% acho que o resultado será bom. Será excelente se conseguir aproximar-se dos 40%. Será mau se for abaixo dos 15%.

Pessoalmente acredito que se situará entre os 20 e os 30%, dependendo de alguns factores, nomeadamente do sentido de voto de muitos apoiantes de SAM nas últimas eleições. Criou-se hoje uma nova facção dentro do SCP: a abstenção. E o seu valor ninguém sabe qual é. Mas será significativo.

A «abstenção organizada» poderá vir de movimentos com alguma visibilidade. Desde a extinta lista de PPS, à zona de influência do blogue Centúria Leonina, que viu a sua referência ser retirada das listas à PMAG e consequentemente os membros apontados ao CL terem desistido. E termina em oposicionistas que não se revêem em PPC e por isso não votarão nele.

Quem ganhará com estas divisões será a AAS e a sua lista ao CL que acabará por ser o destino de voto de alguns dos mencionados acima. Ao não aceitar participar numa solução de consenso mais alargada em torno da oposição existente, criou condições para nomear mais candidatos ao CL. À AAS acima de 10% será um excelente resultado, sendo que prevejo a sua votação entre os 5 e os 10% para o CL.

Sem comentários: