segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os culpados

Não será preciso ser-se muito perspicaz para perceber quem são os responsáveis pela situação actual do Sporting.

José Roquete
Este homem vendeu a ilusão projecto a todos os Sportinguistas. Do «Passivo zero» a «distribuição de dividendos da SAD» ao famoso deixar de de depender da «bola na trave» verifica-se hoje que só vendeu ilusões. Construiu o património - estádio, academia e património não desportivo - mas não pagou a conta! Pior, abandonou o Clube sem deixar forma de pagar aquilo que construiu. Parece-me que nessas circunstâncias qualquer um de nós, poderia orgulhar-se de tal obra. Também deixou uma classe assalariada principescamente remunerada que acumula prejuízos, incumprimento de objectivos a todos os níveis e uma total impunidade.
Mas pior ainda, nunca deu a cara. E hoje, passados 13 anos, muitos já esqueceram o estado em que deixou o Clube. Hoje até já recebe ovações em AG...

Ao contrário dos elefantes, a nossa memória, de leões, é curta.


O Roquetismo
Invariavelmente os «ismos» são sempre piores que as criaturas originais que os criam. Depois dos mitos criam-se as explicações à semelhança da mitologia grega. Tudo serve de desculpabilização para os «azares» da gestão, para a incapacidade desportiva, enfim para tudo. A culpa para estes será do 11 de Setembro (portanto do Bin Laden), dos árbitros ou do mau olhado. De quem teve responsabilidades efectivas é que nunca!

O Roquetismo instalou-se no Clube de forma impregnada. Hoje não é permitido discutir nada. Saber muito menos. Formaram-se grupos para proteger e dar cobertura e justificações (esfarrapadas) sobre a miserável situação do Sporting.

Roqutistas serão todos aqueles que ajudaram e calaram perante um Projecto que se percebeu - por parte de quem estava dentro - ruinoso.

Soares Franco
Existe quem acredite na teoria da conspiração que todo o projecto Roquete foi uma acção concertada para criar uma situação insustentável no Clube de forma a que alguns grupos de poder pudessem vir, a prazo, tomar conta do Sporting por meia dúzia de patacos.
Não partilho desta opinião mas tenho de confessar que os seus argumentos assentam como uma luva ao decorrer dos últimos 13 anos.
Acredito que o Projecto foi mal calculado e (muito) pior executado. Soares Franco foi apenas a face visível - e honra lhe seja feita pela coragem que demonstrou ao dar a cara - pelo facto de assumir que o Projecto fora ruinoso e que o mesmo teria de se desmembrar e vender às peças.

É como passar um sinal vermelho e parar no meio do cruzamento. A um erro segue-se outro.

A única coisa que Soares Franco cumpriu do seu programa eleitoral foi vender o património não desportivo - por um valor inferior ao que fora oferecido anteriormente ao SCP, com comissões de 4% e sem salvaguardar os futuros interesses do Clube.

Se Roquete poderá ficar conhecido como o presidente do «construa-se para dar lucro», Soares Franco poderá ficar como o presidente do «venda-se para não dar mais prejuízo».

Soares Franco apenas não vendeu literalmente a alma do SCP - o seu futebol - a terceiros, porque foi impedido pelos sócios em AG.


A oposição
O SCP nunca teve até há pouco tempo, uma oposição a sério. Uma oposição que se questionasse sobre os assuntos de forma racional e legítima e ao abrigo dos Estatutos do Clube. Uma oposição que não aparecesse nos momentos de crise desportiva tentando ganhar dividendos.

Uma oposição que surgisse com um projecto em que os sócios acreditassem e como verdadeira alternativa credível aos olhos de todos.

A oposição do Sporting espelha-se no que foi o mandato dos membros eleitos por Abrantes Mendes ao Conselho Leonino dos últimos 3 anos. Trabalho fraco, invisível, muitas vezes votando favoravelmente ou abstendo-se em questões fundamentais. Não conseguiram sequer transmitir aos demais associados o estado do Clube e muito menos mobilizá-los para os desafios que se nos colocam.

A oposição do Sporting é também ela um enorme croquete.

E aqui mea culpa! Sou da oposição do Sporting e também eu não consegui mudar as mentalidades. Também não consegui deixar que a oposição não continuasse a ser o enorme croquete que o é. Tentei mas não consegui.


Os sócios
Pelo seu desinteresse por tudo o que fuja das 4 linhas do campo de futebol. Por ainda hoje acreditarem nos argumentos de quem está no poder há mais de 13 anos e que destruíram totalmente o Clube. Por elegerem nas próximas eleições, com muita probabilidade, os mesmos que colocaram o SCP na situação aflitiva em que está hoje e não entenderem que vão ficar com menos Clube daqui a 3 anos. Por não quererem saber. Por se resignarem com 2ºs lugares.

Por se resignarem.



Concluo que somos todos culpados em graus diferentes. Afinal teremos o Clube que a maioria de nós quiser.
Mas temo que não haja salvação

Sem comentários: